segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

RESENHA: "CIDADES DE PAPEL" DO JOHN GREEN

Olá pessoas queridas, sei que devo desculpas por ter sumido por tanto tempo assim, mas como tudo na vida esse sumiço teve um motivo. Aconteceu várias coisas na minha vida nesses últimos três meses, mas o motivo principal do desaparecimento foi a "sobrecarga", sim passei por um período bem difícil na faculdade, com projetos que tomavam todo meu tempo fora que eu estava pagando algumas matérias de atraso,  trabalhos, relatórios, provas finais...ufa! Sim foi um período difícil, mas graças a Deus consegui concluí-lo e estou aqui para falar de um livro bem especial. O livro em questão é "Cidades de Papel" do querido autor John Green:
Quem não quiser ler a resenha por completo, fiz um vídeo onde explico tudo direitinho (pelos menos eu acho)


Para entender melhor vamos a sinopse:

Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.

Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.

Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.



O QUE ACHEI DO LIVRO:

O livro com todo seu desenrolar me agradou muito, lógico só poderia ser do John Green né, aliás peguei pra lê-lo num período favorável, já que estava com saudades da escrita do autor. A narrativa é fluida e muito gostosa de ser lida, gostei dos personagens e embora o Quentin e a Margo sejam os personagens principais do livro, o John Green soube construir ótimos personagens de plano de fundo para deixar a história mais bem completa e com opções para nós leitores nos identificarmos. Particularmente gostei do Ben, do Radar( amigos do Q) e da Lancey sendo eles os pontos principais de companheirismo e humor na história, a única coisa que realmente me incomodou no livro foi a obsessão que o Q possuía pela Margô e o final tão realista que autor criou, este sendo satisfatório sim, mas que poderia ter sido melhor.

PERSONAGENS NA MINHA IMAGINAÇÃO:
Quero deixar bem claro que sou muito louco na hora de imaginar personagens de livro. Ex: se de início o autor não descrever  as características físicas deles e eu imaginar a garota loira e bem mais na frente ele citar que ela é morena, pronto já era pra mim ela vai ser loira até o final então ignorem o fato de alguns personagens não terem as características descritas no livro ok? Então vamos lá:

1. Quentin Jacobsen,
Para mim na hora que o Q começou a narrar as primeiras partes da história meu cérebro já criou essa imagem para ele. O ator chama-se Nick Robinson
* * *
2. Margo Roth Spiegelman,
Foi assim que imaginei a Margo, e sim ela não tem nada haver, mas já disse meu cérebro é bem maluco. A foto é da atriz Bianca Salgueiro (que inclusive eu amo).
* * *
3. Radar,
O amigo inteligente do Q, ator Brandon Mychal Smith
 
                                                                    * * *

4. Ben,
Eu imaginei como o integrante da banda P9 Jonathan
* * *
5. Lacey,
 a amiguinha da Margo que ajuda os meninos, na minha mente foi a atriz Indiana Evans.


Obrigado pela atenção!
 Leandro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário